Educação Infantil

Para a Escola Planeta Kids, a Educação Infantil é o início da vida educacional, o momento em que a criança começa a estabelecer a sua relação com o conhecimento, sendo assim é em um ambiente acolhedor e de apoio que a mesma aprende com o grupo a expor suas ideias, ouvir e respeitar as dos outros, reconhecendo a importância da sua identidade pessoal dentro do contexto que está inserida. Tudo isso, permeado por uma relação de confiança, afeto e compromisso.

Desta forma, ser, sentir, brincar, expressar-se, relacionar-se, mover-se, organizar, cuidar-se, agir e responsabilizar-se são partes do todo de cada criança, que desde bebês vão gradual e articuladamente, aperfeiçoando estes processos nos contatos consigo próprios, com as pessoas, coisas e com o ambiente em geral, sendo assim a escola busca a interação entre as diversas áreas do conhecimento e aspectos da vida cidadã, como conteúdos básicos para a formação de saberes e valores.

A Escola Planeta Kids acredita que o brincar e o aprender caminham juntos, respeitando o caráter lúdico, prazeroso das atividades e o amplo atendimento as necessidades de ações planejadas, ora espontâneas, ora dirigidas, expressando uma intencionalidade e, portanto, uma responsabilidade correspondente.

Para a escola, aprender é uma ação humana e criativa, individual, heterogênea regulada pelo sujeito da aprendizagem, independentemente de sua condição intelectual ser mais ou menos privilegiada. São as diferentes ideias, opiniões, níveis de compreensão que enriquecem o processo escolar e que clareiam o entendimento dos alunos e professores – essa diversidade deriva das formas singulares de nos adaptarmos cognitivamente a um dado conteúdo e da possibilidade de nos expressarmos abertamente sobre ele.

Por outro lado, ensinar é um ato coletivo, no qual o professor disponibiliza a todos os alunos sem exceção o mesmo conhecimento.

A Escola Planeta Kids reconhece e valoriza as diferenças, pois entende que o conhecimento é construído pelo indivíduo e a aprendizagem é um processo com tempo e ritmo diversificado, determinado pela qualidade da interação do nível de participação e problematização das oportunidades de vivenciar experiências, construir significados, elaborar e partilhar conhecimentos em grupos.

Assim, a escola tem papel determinante na mediação sociocultural para que o aluno avance no processo de desenvolvimento, aprendizagem e na formação humana por meio de situações desafiadoras para o desenvolvimento positivo da autoimagem, independência e autonomia.

O objetivo da Escola Planeta Kids é educar, propiciando situações de cuidado, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada e que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito, confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural.