Notícias

Projetos 2018 - 1ºBimestre

 

Projeto: Sentimentos

Turma: Maternal I – Manhã

Professora: Taynara

1º bimestre/ Ano:2018

Justificativa

Trabalhar as emoções, envolve delicadeza e percepção por parte do adulto. É preciso estar atento, para entender o que as crianças estão sentindo e como fazer a criança reconhecer seus sentimentos (triste, feliz e bravo).

As crianças reconhecem o que sentem e manifestam emoções guardadas, que não puderam demonstrar em nenhuma ocasião. Elas guardam, simbolicamente fora de si, fatos importantes e marcantes (coisas que agrada é não agrada).

O projeto busca trabalhar a afetividade, amizade e o respeito dizendo e ouvindo o que o outro sente, transformando as ações de cada criança em situações de afeto e carinho pelo outro.

Pensando nisso, iremos proporcionar para os alunos do Maternal I, atividades é momentos lúdicos. Para tornar esses momentos lúdicos mais dinâmicos e prazerosos, apresentaremos características que provoca sentimentos (feliz, triste e bravo), por meio de músicas; imagens (situações); historias e vídeos.

Ou seja, faremos ao decorrer do bimestre, com que as crianças percebam nelas mesmos sentimentos que, cada uma expressa no dia a dia e não conseguem identifica – lós. Por esse motivo, anexaremos carinhas que representa sentimento de triste, feliz e bravo, contaremos ainda, com um espelho fixo na sala de aula, onde as crianças terão como suporte, sendo assim, perceber esses sentimentos em si mesmos ou até nos amigos de sala.

Falar sobre os sentimentos ensina a criança que, de vez em quando, é normal sentir – se triste, zangada ou assustada. Com uma tolerância maior em relação aos sentimentos mais dolorosos, a criança torna – se livre para desfrutar seu mundo, para sentir – se segura com suas habilidades e ser feliz. E crianças felizes têm autoconfiança necessária para lidar com as dificuldades e também para libertarem – se da insegurança e, assim, ficarem abertas para a vida e todas as suas possibilidades. ”

                                                                     ( Melbourne, psicóloga infantil, 2005)


 Objetivos

 - Ampliar vocabulário;

 - Identificar alguns tipos de sentimentos em si próprio, através de vivências

 - Perceber alguns tipos de sentimentos no outro, através de situações do dia a dia

 - Promover atitude de respeito pelo outro;

 - Perceber as emoções (bravo, tristeza e alegria);

 - Cultivar sentimentos de carinho e respeito pelo outro;

 - Identificar semelhança e diferença entre os sentimentos (bravo, tristeza e alegria);

 - Perceber situações que envolvem os sentimentos.

 CONFIRA AS FOTOS DO BIMESTRE


 

 Projeto:

 CORES: MUITO MAIS QUE AZUL, AMARELO E VERMELHO!

 Turma: Maternal I – Tarde

 Professora: Dalila

 1º bimestre/ Ano:2018

 

Justificativa

 As cores estão presentes em tudo que nos cerca. São elas um dos conceitos básicos e pré-requisitos, os quais a criança precisa para se desenvolver. Além disso, a cor também é importante para que possamos expressar nossas ideias e sentimentos. O uso das cores tem uma ligação direta no desenvolvimento da criança. Estímulos decorrentes da presença de figuras coloridas contribuem para o aprimoramento da capacidade motora e cognitiva, raciocínio, fala, audição, entre outras funções.

 Isso acontece porque a criança é completamente influenciada pelas cores desde a fase inicial de vida, se estendendo por muitos anos.
 Por esse fato, a família e a escola devem usar e abusar do “mundo colorido” como peça importante também na educação das crianças.

 O presente projeto tem o objetivo de proporcionar aos nossos alunos momentos lúdicos, onde os mesmos descobrirão através de suas vivencias a transformação da cor verde, observando através das misturas das cores azul e amarela. Após esta descoberta, eles irão conhecer e identificar alguns alimentos que tem esta pigmentação, lugares na escola que existem a cor verde, natureza, no caminho de casa (semáforo), jardins, brinquedos e objetos. Esse tipo de atividade, onde os alunos conhecerão as cores em diferentes contextos, se aplicará a todas as cores que trabalharemos no projeto.

 Após este desenvolvimento os alunos terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos descobrindo as cores secundárias laranja e roxa através das misturas das cores primárias que fazem com que seja possível essas pigmentações se unirem e formarem essas cores.
Na sequência abordaremos também algumas curiosidades de onde encontramos essas cores no nosso dia a dia

Objetivos:

- Retomar as cores primárias

- Realizar experiências para descobrir as cores secundárias (verde, laranja e roxo);

- Ajudar nosso aluno para que desenvolva a percepção visual;

- Perceber a existência das cores na vida cotidiana;

- Estimular a criatividade;

- Desenvolver a linguagem oral;

- Conhecer e associar alguns alimentos e suas cores;

- Perceber as cores na natureza;

- Compreender que para fazer a cor verde, precisamos fazer a misturas das cores azul e amarela.

- Perceber as cores secundárias laranja e roxa na vida cotidiana.

- Realizar as misturas das cores vermelha e azul e perceber em qual cor ira se transformar.

Realizar as misturas das cores vermelha e amarela e perceber em qual cor ira se transformar.

  CONFIRA AS FOTOS DO BIMESTRE


PROJETO: “MINHA PREFERÊNCIA É...”.

Turma: Maternal II – Manhã

Professora: Natalia K.

1º bimestre/ Ano:2018

Justificativa

         Pensando nas crianças e na fase de transição em que eles se encontram, este projeto irá proporcionar uma experiência nova, de autoconhecimento. Também conhecimento entre os amigos e professores, através das atividades lúdicas.

A construção da identidade é um processo permanente, que começa tão logo quando nascemos. Depois, a criança começa a se perceber como indivíduo, com seus gostos, seus prazeres, seus temores.

Este é um processo que, evidentemente, acontece sem que necessariamente alguém frequente a escola. Mas, na medida em que passarão parte fundamental de sua vida no ambiente escolar, é importante que estejamos preparados para oferecer caminhos, experiências, informações, que estimulem um processo maravilhosamente rico que é o do autoconhecimento. 
Através deste projeto os alunos irão expor seus gostos, preferências, como por exemplo: a cor preferida, a comida preferida, o que eles gostam de brincar, a música preferida, historia preferida, o animal preferido e a textura que lhe dá prazer ou não.

Em qualquer faixa etária ou fase é importante que o professor conheça bem seus alunos, bem como para elaborar atividades que vão lhes proporcionar prazer, brincadeiras que correspondam ao gosto do aluno, enfim, o professor conhecendo seu aluno consegue trabalhar de forma com que seus alunos lhes tragam respostas e adquiram melhor conhecimento. 
É sabido que os momentos lúdicos proporcionam às crianças maiores possibilidades de descobertas e conhecimentos, sendo assim, é essencial criar situações e ambientes para que o interesse pelo aprendizado se desenvolva com maior naturalidade.

Objetivos:

- Perceber que todos são pessoas diferentes, com preferências diferentes, porém com algumas semelhanças;

- Identificar as suas preferências e a dos amigos;

- Valorizar as diferenças de cada um;

- Aumentar o vocabulário;

- Reconhecer e expressar algumas emoções;

- Identificar alguns sentidos que determinam as nossas características;

 CONFIRA AS FOTOS DO BIMESTRE



Projeto:

NÓS CUIDAMOS, VOCÊS CUIDAM E O PLANETA AGRADECE!

Turma: Maternal II – Tarde

Professora: Taynara

1º bimestre/ Ano:2018

 

Justificativa

Durante esse bimestre, trabalharemos com a turma do Maternal II, com o tema NÓS CUIDAMOS, VOCÊS CUIDAM E O PLANETA AGRADECE!” Este projeto, visa trabalhar com os alunos a compreensão de que não estamos separados no planeta Terra, e que somos sim, uma parte dela, e que, portanto, devemos desempenhar cada qual o seu papel neste contexto de preservação.          

Faremos um trabalho de educação Ambiental e mostraremos aos alunos que é de suma importância a conscientização da preservação do Meio Ambiente para a nossa vida e todos os seres vivos, afinal, vivemos nele e precisamos que todos os seus recursos naturais sejam sempre puros.

Pensando nisso, iniciaremos o nosso projeto com o Maternal II, fazendo com que os alunos percebam a poluição de maneira geral em vídeo e imagens. Proporcionaremos ainda, o entendimento do que é o planeta, onde os alunos terão participação na preservação com o meio ambiente, criando hábitos de cuidados, separação de lixo, qual é a importância de cuidarmos do planeta, o que devemos fazer e o nosso papel para melhor desenvolver.

 

 Um fator primordial para a preservação do meio ambiente é a reciclagem, pois através dela é possível tirar do meio ambiente coisas que levariam décadas para desintegrar. Com esse projeto, recheado de vivências e situações do cotidiano, acreditamos que os alunos assimilarão rapidamente as informações e o papel de nos seres humanos no Planeta em que vivemos.

Objetivos:

- Perceber os cuidados necessários à preservação da vida e do ambiente;

 - Demonstrar que a reciclagem pode trazer inúmeros benefícios;

- Trabalhar o respeito para com a natureza e para consigo mesmo;

- Desenvolver a linguagem oral;

 - Valorizar o meio ambiente;

- Compreender a importância do Planeta;

- Entender a importância de cuidar do Planeta;

- Resgatar junto com os alunos a importância de vivermos e convivermos em um ambiente limpo;

- Refletir sobre nossas atitudes no dia a dia;

- Produzir brinquedos e outros objetos através de materiais recicláveis, que não são lixo.

CONFIRA AS FOTOS DO BIMESTRE